DEBATES

CONSTELAÇÃO CINTURÃO DE ÓRION
Foco Randa Maroufi - A Realidade como Performance

*Debate excepcionalmente disponível de 16 a 22 de Junho

Clarissa Campolina é residente em Belo Horizonte, Brasil. Formou-se em Comunicação Social (UFMG) e graduou-se em Artes Plásticas (UEMG). Sócia da produtora Anavilhana desde 2005, foi membro da Teia onde, em parceria com outros membros do grupo, realizou documentários, instalações, curtas e longas-metragens. Os filmes que dirigiu circularam nas principais janelas do mercado de cinema autoral e também foram exibidos no circuito comercial no Brasil, Argentina, Alemanha, França e Portugal. Além de diretora, Clarissa trabalha como roteirista, montadora, professora e curadora. Participa também de projetos de audiovisual ligados ao teatro e às artes plásticas. Atualmente está em fase de finalização do seu terceiro longa-metragem Canção ao Longe e em fase de pesquisa do seu quarto longa A Fera na Selva, este último em codireção com Sérgio Borges.

16 de junho, às 14h

 

 

 

 

Convidada:

Randa Maroufi

(diretora)

Mediação: 

Clarissa Campolina

(realizadora e professora)

CONSTELAÇÃO SERPENTE
Mãe daquele não Nascido

Conversa sobre o filme "Mãe daquele não Nascido", de Nadine Salib.

Nadine Salib é uma realizadora e roteirista egípcia.  Estudou realização cinematográfica no IAMS. Começou a carreira como assistente de direção em filmes de longa-metragem como In the Last Days of the City, dirigido por Tamer El Said. Seu primeiro curta-metragem, Dawn, ganhou um prêmio no Festival de Cinema de Bagdá em 2012. O seu primeiro documentário, Um Ghayeb (Mãe daquele que não nasceu), lançado em 2014, ganhou o prêmio FIPRESCI de melhor documentário no Festival de Cinema de Abu Dhabi e o prêmio especial do júri da competitiva de filmes estreantes do Festival Internacional do Filme Documentário de Amsterdã (IDFA). Um Ghayeb também ganhou o prêmio de melhor documentário no Festival Afrycam na Polônia, em 2016, e o primeiro prêmio por melhor documentário no Festival de Mizna nos Estados Unidos.

06 de junho, às 16h

 

 

 

 

Convidada:

Nadine Salib

(diretora)

Mediação: 

Alia Ayman

(curadora)

SESSÃO DE ABERTURA
Homenagem a Moufida Tlatli

Conversa sobre o filme "Os Silêncios do Palácio", de Moufida Tlatli.

Viola Shafik é cineasta, pesquisadora e curadora. É uma das autoras de Cinema árabe: História e Identidade cultural, Cinema Popular Egípcio: Gênero, Classe e Nação, e editou Histórias de Documentários Árabes. Lecionou na American University no Cairo, na Universidade de Zurique, Universidade Humboldt, e na Universidade Ludwig Maximilians. Dirigiu vários documentários, dentre os quais Meu nome não é Ali (2011) e Arij - Cheiro de Revolução (2014).

Analu Bambirra é formada em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte/MG. Sócia da Partisane Filmes, atua nas áreas de produção executiva e distribuição. Foi assistente de produção na Anavilhana de 2014 a 2021 e, atualmente, após se especializar em trâmites institucionais em esfera federal, é consultora de projetos da Anavilhana. É curadora e coordenadora da Mostra de Cinema Árabe Feminino.

19 de maio, às 16h

 

 

 

 

Convidada:

Viola Shafik

(pesquisadora)

Mediação: 

Analu Bambirra

(curadora)