constelação
URSA MAIOR
disponível de
09/06 | 10h
disponível até
15/06 | 21h
Lina Al Abed parte à caça de uma incógnita familiar pela necessidade de reconhecimento de seu progenitor. O mesmo acontece com as irmãs separadas por fronteiras, uma delas é abandonada em um orfanato russo. Posteriormente, filha e mãe se caçam, se estranham pelo idioma e insistem em alguma conexão.
As Ursas se procuram e se afastam. Calisto, transformada em ursa após se envolver com Zeus, é obrigada a abandonar seu filho Arcas recém-nascido. O filho se torna caçador e seus destinos se cruzam sem ter a possibilidade de afeto familiar: humano e animal, caçador e presa. Não é como Kawthar Younis com seu pai; está mais para a cadeia de desentendimentos na mesa de jantar, ou as imagens revisitadas por Reman Sadani em um momento de isolamento.
O mito termina com Zeus estilo Rosa que, impedida de deter o destino da morte, faz o que está ao seu alcance para um descanso eterno. Transforma corpos em ursos e os transporta de volta para o céu de origem.
Filmes que se aproximam e se conflitam com relações familiares.

UM PRESENTE DO PASSADO
٢٠ سبتمبر -
(Egito, 2015, 80’)
dirigido por
*disponível em todos os territórios
classificação indicativa LIVRE
SINOPSE
No seu aniversário de 75 anos, Mokhtar, um professor de cinema, recebe um presente inesperado de sua filha Kawthar, uma cineasta de vinte e poucos anos. Com duas passagens de avião para Roma, eles partem em busca do seu antigo amor perdido – Patrizia –, a mulher para quem ele prometeu voltar há 33 anos. Sem saber que está sendo filmado durante a viagem, as emoções naturais de Mokhtar são capturadas por sua filha com uma câmera escondida. Como voyeurs nessa busca pelo amor, mergulhamos nas vidas do pai e da filha, e nos altos e baixos que eles vivenciam durante a viagem.

QUE DIA!
… خوذو عيني
(Tunísia, França, 2018, 15’)
dirigido por
Aboozar Amini
*disponível em todos os territórios
classificação indicativa 12 ANOS
SINOPSE
Uma família, uma tarde, um mal-entendido, quatro pontos de vista.

IBRAHIM: UM DESTINO A SER TRAÇADO
IBRAHIM: A FATE TO DEFINE
(Líbano, Palestina, Qatar, Dinamarca, Eslovênia, 2019, 75’)
dirigido por
*disponível apenas em território brasileiro, das 10h de 13 de junho às 10h de 14 de junho
classificação indicativa 10 ANOS
SINOPSE
IBRAHIM: Um destino a ser traçado é um documentário pessoal que acompanha a busca da diretora na definição de sua identidade ao investigar as circunstâncias envolvendo o desaparecimento do seu pai, Ibrahim.

LAVANDO A BOCA
MOUTHWASH
(Reino Unido, 2014, 19’)
dirigido por
*disponível em todos os territórios
classificação indicativa 10 ANOS
SINOPSE
No momento em que a cidade de Mosul estava sendo sitiada pelo ISIS em junho de 2014, Reman se encontra segurando a câmera de um celular BlackBerry perante o caos. Sem experiência prévia no cinema, sua filmagem pixelada documenta os primeiros dias da ocupação e reflete um pouco da urgência de um amor recém-descoberto pelo cinema. Na impossibilidade de poder se basear nas confusas narrativas públicas, ela escolhe narrar e dar sentido aos eventos políticos através das memórias de sua mãe sobre a cidade e das mensagens de áudio enviadas diariamente pelos seus primos de Mosul pelo WhatsApp. Ela logo percebe que não pode acompanhar a realidade esmagadora que a cerca e começa a recitar as falas “Não ouço o que estou escutando” para silenciar os sons de uma cidade morrendo.

ROSA
(EUA, 2020, 23’)
dirigido por
*disponível em todos os territórios
classificação indicativa 10 ANOS
SINOPSE
Enquanto trabalha na floricultura de sua tia, Rosa leva o seu trabalho para o subsolo ao iniciar um negócio paralelo de despachar corpos não identificados para serem enterrados em seus países natais.

O BANHO
LE BAIN
(Tunísia, França, 2020, 15’)
dirigido por
*disponível em todos os territórios
classificação indicativa 10 ANOS
SINOPSE
Imed, um jovem pai, ao ver-se sozinho com seu filho de cinco anos por alguns dias, devido a uma viagem de trabalho da esposa, terá que enfrentar seu medo mais profundo.

VOCÊ VEM DE MUITO LONGE
TA’TOUN MEN BA’ID
(Egito, Espanha, Líbano, Qatar, 2018, 84’)
dirigido por
*disponível em todos os territórios, das 10h de 12 de junho às 10h de 13 de junho
classificação indicativa 10 ANOS
SINOPSE
Imagine que você tem irmãos, mas não pode conversar com eles porque vocês não falam a mesma língua. Imagine que você tem pais, mas foi criado sem eles. O filme conta a história extraordinária de uma família palestina que foi afastada pelos vários turbilhões que chacoalharam o último século. Desde a Guerra Espanhola Civil, em que o pai Najati Sidki lutou contra o franquismo, passando pela Segunda Guerra Mundial, o Nakba até a Guerra Civil Libanesa.