MASTERCLASS

BRASÍLIA

Masterclass: A representação do trauma através da ficção

Nesta masterclass, a realizadora compartilhará seu processo criativo. Soudade Kaadan trabalha com curtas e longas-metragens de ficção sempre conectados com a Síria, enquanto a mídia internacional volta maior atenção às imagens documentais e imagens de guerra deste país. Soudade, em sua cinematografia, trabalha a representação do trauma de diversas maneiras, ao mesmo tempo que constrói novas imagens da Síria reconstituídas em outros países, uma vez que não se é possível filmar no país.

Importante: a masterclass será on-line e ao vivo. As pessoas participam presencialmente indo à sala e a Soudade estará online ao vivo, diretamente do Reino Unido. Teremos a tradução ao vivo e mediação das perguntas, que podem ser feitas da sala.

Palestrante: Soudade Kaadan

Carga horária: 3 h/a

Data: 11/04/2023 às 18h45

Local: CCBB/BSB 

Soudade Kaadan é uma realizadora síria, nascida na França em 1979 e radicada em Londres. Estudou crítica teatral no Instituto Superior de Artes Dramáticas na Síria e cinema na Saint Joseph University (IESAV), no Líbano. Seu primeiro longa-metragem de ficção, The Day I Lost my Shadow, recebeu o prêmio Leão do Futuro de melhor estreia no Festival de Cinema de Veneza de 2018 e o prêmio do júri de direção no Festival de Cinema de LA, além de ter sido exibido em vários festivais, incluindo TIFF, BFI Londres, Busan e IFFR. Seu curta-metragem Aziza ganhou o Grande Prêmio do Júri de Sundance em 2019.

RIO DE JANEIRO

Masterclass: Construção de personagens no cinema documental

Nesta masterclass, a realizadora compartilhará sua experiência no cinema documental. A partir de seus filmes Noites sem Dormir, Aqueles que Restam (exibido na Mostra em 2019) e A guerra de Miguel (em exibição nesta edição), Eliane Raheb mostrará formas de construção de personagens ao se realizar um documentário.

Palestrante: Eliane Raheb

Carga horária: 3 h/a

Data: 02/04/2023 às 13h

Local: CCBB/RJ

Eliane Raheb é uma diretora libanesa com vários curtas-metragens e documentários premiados. Suas principais realizações como diretora incluem os documentários Miguel’s War, Those Who Remain e Sleepless Nights. Miguel’s War estreou no Panorama da Berlinale em 2021 e ganhou o Teddy de melhor longa-metragem, o Grande Prêmio do Júri no NewFEST, o prêmio de documentário no festival de cinema LGBT de Paris e o de melhor documentário no Festival de Cinema de Mizna. Those Who Remain (2017) participou de mais de 70 festivais de cinema e ganhou 7 prêmios, dos quais l’Etoile de la Scam [Sociedade Civil de Autores Multimídia, da França]. Sleepless Nights ficou em 5º lugar na classificação da revista Sight and Sound dos melhores documentários de 2013, e está atualmente em exibição na Netflix.

SÃO PAULO

Inscrições abertas até 04/05/2023 pelo e-mail m.c.arabe.f@gmail.com

Masterclass: Entre o cinema e as artes visuais

Nesta masterclass, Jumana Manna compartilhará a sua trajetória no cinema e nas artes visuais, partindo de seu primeiro curta Abençoado Abençoado Esquecimento (em cartaz na mostra) até o seu mais recente longa-metragem Forrageiros (também em cartaz na mostra).

Palestrante: Jumana Manna

Carga horária: 3 h/a

Data: 06/05/2023 às 17h

Local: CCBB/SP

Jumana Manna é artista visual e cineasta. Seu trabalho explora como o poder é articulado, focando no corpo, na terra e na materialidade em relação às heranças coloniais e histórias dos lugares. Por meio da escultura, do cinema e da escrita ocasional, Manna lida com os paradoxos das práticas de preservação, sobretudo nos campos da Arqueologia, da Agricultura e do Direito. A sua prática considera a tensão entre as tradições modernistas de categorização e conservação e o potencial indisciplinado da destruição como parte integrante da vida e da sua regeneração. Jumana foi criada em Jerusalém e mora em Berlim.