A Guerra de Miguel

Miguel’s War [A Guerra de Miguel] retrata um homem libanês gay, sensível, fortemente oprimido e envergonhado por sua sociedade por toda a sua juventude. Em 1983, ele participa da guerra civil do Líbano para provar que pode lutar como um “homem de verdade”, mas fracassa. Traumatizado com a experiência, Miguel parte para a Espanha.

Somente agora – 37 anos após ter deixado o Líbano – que Miguel se dispõe a confrontar os fantasmas de seu passado para encontrar, enfim, algum equilíbrio emocional. Se valendo do documentário, da animação, do teatro e do arquivo, este filme híbrido oferece uma experiência de autoconfrontação e catarse.

Eliane Raheb é uma diretora libanesa com vários curtas-metragens e documentários premiados. Suas principais realizações como diretora incluem os documentários Miguel’s War, Those Who Remain e Sleepless Nights. Miguel’s War estreou no Panorama da Berlinale em 2021 e ganhou o Teddy de melhor longa-metragem, o Grande Prêmio do Júri no NewFEST, o prêmio de documentário no festival de cinema LGBT de Paris e o de melhor documentário no Festival de Cinema de Mizna. Those Who Remain (2017) participou de mais de 70 festivais de cinema e ganhou 7 prêmios, dos quais l’Etoile de la Scam [Sociedade Civil de Autores Multimídia, da França]. Sleepless Nights ficou em 5º lugar na classificação da revista Sight and Sound dos melhores documentários de 2013, e está atualmente em exibição na Netflix.

Líbano/Espanha/Alemanha, 2021, 127’

diretoras
Eliane Raheb

contato
elianeraheb@gmail.com, info@itarproductions.com