Reis & Figurantes

Os filmes da PLO Media Unit (Unidade de Mídia da Organização para a Libertação da Palestina) deveriam mostrar uma imagem autodeterminada da realidade palestina, mas desapareceram durante a invasão israelense de Beirute em 1982. Num “road-movie” da Palestina até a Jordânia, a Síria e o Líbano, a diretora Azza El-Hassan segue as pistas confusas e contraditórias sobre o paradeiro dos arquivos perdidos. Essa busca, cada vez mais absurda, finalmente a leva a um cemitério de mártires, onde dizem que os filmes estão enterrados – mas ninguém quer cavar todo o lugar.

Enquanto a busca de Azza pelas imagens perdidas a leva a vários becos sem saída, ela se depara com novas pistas e começa a construir sua própria história.

Azza El Hassan é vencedora de vários prêmios internacionais de cinema, como o Prêmio Aleph, Prêmio Luchino Visconti e Prêmio Grierson. Seu trabalho é pessoal, político e muitas vezes humorístico. Fundadora do The Void Project, que explora artisticamente o efeito da pilhagem e da destruição de arquivos de imagens palestinas na formação de uma narrativa visual palestina moderna.

Palestina/Alemanha/França/Reino Unido, 2004, 64’ 

diretora
Azza El Hassan

contato
azzaelhassan@mac.com